LIGUE PARA A ELETROSÁ! (21) 2643-5504
WHATSAPP 21 99603-2279 - 98836-4079 - engenharia@eletrosa.com.br
Subestações
+55 (21) 2643-5504
Subestação é um conjunto de condutores, aparelhos e equipamentos destinados a modificar as características da energia elétrica (tensão e corrente), permitindo a sua distribuição aos pontos de consumo em níveis adequados de utilização. Trabalhamos com os dois tipos de subestação:
SUBESTAÇÕES ABRIGADAS
É aquela onde os equipamentos e aparelhos são instalados em dependências abrigadas das intempéries. Para essa maneira de instalação, podem ser construídas em alvenaria ou em invólucro metálico.
Subestação em alvenaria - é o tipo mais comum de subestação industrial. Apresenta um custo reduzido e de fácil montagem e manutenção, porem necessita de uma área construída relativamente grande. Sua aplicação é mais notável onde tenham espaços disponíveis próximos aos centros de carga.
Subestação modular metálica - também chamada de subestação em involucro metálico, é aquela destinada a indústria ou a outras edificações onde o espaço disponível é reduzido. Pode ser construída para uso interno ou ao tempo.
SUBESTAÇÕES SIMPLIFICADAS
É aquela em que os equipamentos são instaladas ao tempo e, normalmente, os aparelhos abrigados.
Tais subestações podem ser classificadas, segundo a montagem dos equipamentos em dois tipos.
Subestação em torre - são assim consideradas as subestações cujo transformador está fixado em uma torre constituída de um ou dois postes, geralmente fabricados em concreto armado. Devido a norma 5414, a potência máxima de subestação em torre fica restrita em 225 KVA, alimentando portanto instalações de pequeno porte.
Subestação de instalação ao nível do solo - é aquela onde os equipamentos, tais como os disjuntores e transformadores, são instalados em bases de concreto construídas no nível do solo e os demais equipamentos, tais como para-raios, chaves fusíveis e seccionadoras, são montadas em estruturas aéreas.
CÁLCULO PARAMETRIZAÇÃO E PROTEÇÃO SECUNDÁRIA
Nas instalações industriais de maior importância, é comum o uso dos chamados relés secundários, em virtude do seu excelente desempenho funcional e de sua superioridade de operação, comparados aos relés fluidodinâmicos.
CORREÇÃO FATOR DE POTÊNCIA E BANCO DE CAPACITORES
O baixo fator de potência causa sérios problemas nas suas instalações elétricas, podendo até mesmo aumentar a sua conta de luz ou força.
O Banco de Capacitores é uma sequência de capacitores, que serão adicionados na sua instalação elétrica com o objetivo de fazer a correção do fator de potência, ou seja, como o próprio nome já diz, tal processo irá corrigir as potências que está sendo desperdiçada dentro de suas instalações, seja ela no comércio ou indústria.
Todos os direitos reservados a ELETROSÁ Serviços e Comércio LTDA.
Desenvolvimento